Cachorro-vinagre: características, habitat e por que tem este nome
O cachorro-vinagre é uma espécie da família dos canídeos nativo da América do Sul, que é encontrado em florestas da Amazônia, os quais também são conhecidos pelos nomes de aracambé, jaguacininga, jaguaracambé, janauíra ou januaíra.
Como característica os cachorros-vinagre são carnívoros e animais de caça durante o dia, mesmo que estejam em cativeiro, que caçam em grupos de até 10 indivíduos, que caçam em bandos, já que estes animais possuem outros como principal alimento, como a cutia.
Em sua composição física, o cachorro-vinagre possui o corpo comprido, orelhas arredondadas e pernas curtas, com membranas interdigitais entre seus dedos, facilitando a locomoção na água. Além disso, os cães desta raça possuem uma cor castanho-avermelhada e podem medir entre 57 e 75 centímetros de comprimento, possui entre 12 e 15 cm de cauda e pode pesar de 5 a 8 kg.
O nome do cachorro-vinagre surgiu devido a peculiaridade de sua urina, que tem um cheiro muito forte, comparado ao aroma expelido pelo vinagre, a partir daí, a raça do cão selvagem foi definida com este nome, assim sendo conhecido mundialmente.
Curiosidades sobre o cachorro-vinagre
O cachorro-vinagre é a mais rara dentre outras cinco espécies de cães selvagens que são encontrados no Brasil e está na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil. Em fevereiro de 2024, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conseguiu um registro de um cachorro-vinagre, encontrado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá. A seguir, confira a foto original do cão selvagem registrada em 15 de fevereiro, veja: