Um cachorro quando está tremendo, pode estar sofrendo com diversos fatores, sendo os mais comuns o frio, excitação e estresse, que acabam tendo como consequência para o corpo a tremedeira, tendo a temperatura mais baixa do organismo do animal ou por causa de reações sentimentais, que afetam o sistema nervoso central.
Além das causas mais comuns, a tremedeira nos cães pode significar algo mais sério no animal, como um problema no sistema nervoso ou envenenamento por alimentos tóxicos, sendo um dos sintomas e consequências destes problemas, que não são tão recorrentes e comuns na vida dos caninos, porém, podem acontecer ainda assim.
Confira as principais causas da tremedeira nos cachorros:
- Frio;
- Medo;
- Dor;
- Febre;
- Artrite ou artrose;
- Idade;
- Intoxicação;
- Causas nutricionais;
- Questões neurológicas e psicológicas;
- Síndrome do tremor idiopático.
Em casos que a tremedeira nos animais, outros sintomas podem estar associados a ela, assim, sendo algo mais sério acontecendo no organismo do cachorro, confira quais os sintomas que podem estar junto com a tremedeira: sangramentos, vômitos, diarreia, dificuldade de locomoção e desmaios.
O que fazer ao perceber a tremedeira nos cães?
Ao perceber que o seu canino está tremendo, o tutor deve analisar primeiramente o ambiente em que vive, observando a temperatura, se há cães ou pessoas desconhecidas por perto, entre outros. Assim, caso esteja ocorrendo em um lugar mais natural do animal, leve-o imediatamente para um profissional veterinário, para que haja uma análise mais profundo do que está acontecendo e seja dado um diagnóstico.