Cachorro soltando muito pelo: o que pode ser e o que fazer
O cachorro, naturalmente, faz a troca de pelos durante certos períodos do ano, onde acabam caindo os fios mais velhos e nascendo novos fios, pelo menos duas vezes ao longo dos 365 dias, com mudanças significativas na maioria da pelagem. A duração dos pelos varia entre as raças dos animais, mesmo contendo o ciclo folicular igual, e também depende da fase de vida em que estão passando.
Quando os cães começam a soltar pelos de maneira exagerada, a ponto de deixar a sua pelagem bem rasteira em locais específicos do corpo, isso pode ser uma enfermidade que está atacando o sistema imunológico do animal, levando junto prurido, lesões na pele ou descamação. Nesses casos há uma necessidade de levar o cachorro para ser consultado com um profissional veterinário, que vai analisar toda a situação e revelar o diagnóstico.
A seguir, confira as principais causas que pode acontecer no cão, caso esteja ocorrendo a perda de pelos em excesso:
- infestação por ectoparasitas (pulgas e carrapatos);
- presença de fungos ou leveduras na pele;
- alergias alimentares;
- atopia canina;
- deficiência alimentar;
- problemas endócrinos;
- estresse.
Médica-veterinária comenta sobre a queda de pelos
Em entrevista, a médica-veterinária, Dra. Heidy Bispo Lima, esclareceu a situação da queda de pelo nos cães, confira o que disse:
“Todo cãozinho tem a queda de pelos fisiológica causada pelo envelhecimento do próprio pelo ou do folículo”, esclarece a especialista. Portanto, se o seu amigo apresenta queda de pelo controlada e não acompanhada de outros sintomas, fique tranquilo. O processo é esperado e faz parte da renovação constante da pelagem.”