Cachorro pode ir no banco da frente do carro? Saiba se prática é proibida
O cachorro precisa ser transportado de carro seja para emergências, consultas de rotina, vacinas, praia, entretenimento e os atendimentos em hospitais veterinários, porém muitos tutores se tem dúvidas de como transportar o seu pet, se ele pode ir no banco da frente ou precisa de algum acessório para ir atrás nos bancos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o transporte dos cães e outros animais domésticos devem ser feitos da seguinte maneira, confira o que dizem os artigos do CTB:
- Art. 252: o pet precisa estar confortável na cadeirinha de cachorro para carro, na caixa transportadora ou com cinto de segurança, de preferência no banco de trás. Jamais no colo do motorista, nos seus braços ou entre as pernas;
- Art. 169: dirigir sem prestar atenção é uma infração leve. Por isso, garanta que seu pet esteja acomodado de maneira adequada e confortável no carro, evitando distrações ao volante;
- Art. 235: é proibido transportar o cachorro nas partes externas do carro, como na caçamba de uma caminhonete. Também não é permitido transportar o animal com parte do corpo para fora da janela.
Risco de transportar os cães com a janela aberta
De acordo com o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro não é permitido transportar o animal com parte do corpo para fora da janela, e isso pode causar consequências para o seu cão. O pet com que ficar com a cabeça ou corpo pra fora da janela pode apresentar otite, doença que afeta os ouvidos e até mesmo pular do carro em movimento.