A dengue é uma doença causada através do mosquitos Aedes aegypti, que ocorre normalmente em áreas tropicais e subtropicais, onde no Brasil está em alta, enchendo os hospitais, e assim trazendo preocupação para os tutores dos cachorros, já a picada de mosquito nos animais é mais comum do que se imagina.
Através da picada do mosquito Aedes aegypti é impossível os cachorros hospedarem o vírus da dengue, já que os únicos hospedeiros para a doença são os humanos, trazendo diversos sintomas graves como febre alta, diarréia, erupções cutâneas e dores musculares e articulares, e, em alguns casos, podendo ser hemorrágica, podendo causar até a morte.
Porém, para os mosquitos Aedes aegypti necessitam de água parada para reproduzir os ovos de seus outros pernilongos infectados, algo que pode ser perigoso para os cães, caso bebam essa água com as larvas do mosquito, causando sintomas como diarréia e vômitos constantes.
Apesar de não contrair a dengue, os cães podem contrair através do mosquito a doença dirofilariose canina, conhecida popularmente como verme do coração, caso o mosquito da dengue realize a picada em um cachorro contaminado com a doença, assim transmitindo para os demais cães.
O que é a dirofilariose canina?
A doença dirofilariose canina assola os cães e é uma zoonose grave, podendo levar os caninos à morte e podendo transmitir ela para os seres humanos. Os principais sintomas da doença são os seguintes, veja a lista:
- Tosse crônica;
- Fraqueza;
- Indisposição e intolerância a exercícios;
- Respiração acelerada e curta;
- Perda de peso;
- Letargia;
- Pressão alta;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Sons anormais da respiração e do coração.