Cachorro muda de cor após 2 anos e surpreende tutores
Um cachorro, identificado como, Buster, surpreendeu os seus tutores após mudar de cor depois de 2 anos, na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, onde teve toda a cor da sua pelagem transformada de preto para branco, ao longo desses anos.
A mudança da cor dos pelos de Buster aconteceu totalmente após ele ter sido diagnosticado com a doença vitiligo, a qual é caracterizada pela perda de coloração da pele ou dos pelos, sendo no caso destes animais, deixando o pelo do cão todo esbranquiçado.
Em publicação no Instagram, o perfil @weratedogs explica como tudo aconteceu, veja:
“Este é o Buster. Ele tem vitiligo, uma doença genética rara que faz com que a pele e o pelo percam pigmento com o tempo. Embora normalmente afete os cães em manchas, ao longo de 2,5 anos, ele perdeu seu pelo preto e ficou totalmente branco. Seu dono diz que a transformação começou no rosto antes de se espalhar para o resto do corpo e ‘houve um momento em que ele ficou careca em algumas áreas até que seu pelo branco e fofo cresceu. A transição foi completamente indolor e, ao que parece, Buster é bonito tanto em preto quanto em branco.”
Veja foto da transformação de Buster:
É normal o cão perder a coloração total dos pelos?
De acordo com os pesquisadores e autores da Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, o vitiligo acontece normalmente em alguns locais do corpo, sendo mais rara a generalização da doença em todo o corpo. A seguir, veja o que disseram os autores do artigo sobre o vitiligo:
“Essa condição é uma das doenças relacionadas com a redução da pigmentação da pele que merece destaque por ser pouco comum na clínica médica veterinária e por apresentar predileção por algumas raças de cães como os Shepard, Collie, Rottweiler, Doberman, Schnauzer Gigante, Bull Mastiff, Sheepdog e Dachshund.”