A Jiboia, também pode ser encontrada pelo nome Photos, é uma planta bastante popular de ser dentro de casa ou em outros ambientes internos, por ser charmosa e dar um toque verde autêntico ao lugar. Mas, é importante saber que essa espécie é tóxica para animais de estimação, então se notar algum dos sintomas abaixo, leve-o para o veterinário imediatamente.
Confira também: Planta Jade: Como cultivar e cuidar
Sintomas de Intoxicação
A planta jiboia contém oxalatos de cálcio, que podem causar:
- Salivação excessiva
- Vômito
- Diarreia
- Irritação oral e nasal
- Dificuldade para engolir
- Letargia
- Inchaço ou desconforto na boca e garganta
O que fazer se o cão for intoxicado?
O primeiro passo é remover partes da planta da boca do cachorro, suavemente. Não force a boca do animal se ele estiver agitado ou dolorido. Em seguida, tente oferecer água para diluir a toxina e aliviar a irritação. No entanto, não force a beber se ele não quiser. Lembre-se, não é indicado provocar vômito sem orientação veterinária, pois em alguns casos isso pode piorar a situação, dependendo da quantidade ingerida e da reação do animal.
É bom reparar quais são os sinais que o cão pode dar, pois isso ajudará o veterinário a determinar a gravidade da intoxicação. Sem entrar em pânico, ligue para um veterinário ou um serviço de emergência veterinária imediatamente. Informe sobre a planta ingerida e os sintomas que o cachorro está apresentando. Se possível, leve uma amostra da planta para ajudar no diagnóstico e tratamento.
Assim como o tutor precisa ter calma, o animal também precisa ser contido. Se deixá-lo agitado, isso pode prejudicar ainda mais o cão.