Os cachorros da raça cane corso são de oriundos da região sul da Itália, onde inicialmente em seu país de origem era utilizado como um cão de guarda de fazendas e cão de caça de javalis, porém, ao passar dos anos a raça evolui e nos dias atuais é tipo como um cão de companhia, defensor dos seus tutores, com toda sua personalidade tranquila e amigável.
Originário da época do Império Romano, os cães da raça cane corso, por ter como característica física sendo robusto e muito forte, eram utilizados pelos soldados dessa época para guerras territoriais e até mesmo para combater possíveis invasões, assim ficando conhecido desde então como os cães para defesa e guerra.
No Brasil, os cachorros de grande porte são os menos procurados, já que dentro da lista dos cães mais populares do país, apenas duas raças grandes figuram na lista, que são o Labrador e Golden Retriever. Assim, para encontrar os cane corso em território brasileiro há uma maior dificuldade, os quais estão em canis especializados e possuem o valor entre entre R$ 1500 e R$ 6000, caso seja filhote.
A expectativa de vida do cão cane corso é de 10 a 12 anos, tendo um tamanho médio entre 58–66 cm caso seja fêmea e 62–70 cm entre os machos. Para manter o animal ativo e com uma boa saúde física, os tutores devem manter um nível de exercícios físicos para o pet de 40 min de caminhada por dia.
Curiosidade sobre os cães Cane Corso
O cães Cane Corso, receberam na Itália os seguintes nomes, são eles: Cane Corso Italiano, Cane di Macellaio, Branchiero siciliano, Mastiff italiano que, remetem à uma raça frequentadora dos comércios italianos, que vagava atrás de petiscos gratuitos.