Cachorro boiadeiro: tudo sobre a raça Australian Cattle
O cachorro boiadeiro é uma raça de cães oriunda da Austrália, nomeada como Australian Cattle, também conhecido como de Boiadeiro-australiano, possui as principais características de um canino, tais como a lealdade, companheirismo e proteção.
A criação dos Australian Cattle teve o seu início no país da Oceania desde o século XIX, onde teve como os primeiros tutores os criadores de gado, os quais utilizavam de cachorros importados da Europa para fazer a função de boiadeiros, protegendo e seguindo o gado.
Porém, os cachorros vindos da Europa não se adaptavam muito bem ao clima australiano e a partir disso se deu início a um processo de criação de uma raça específica para a região e que se adaptasse bem ao convívio com o rebanho, assim resistindo as dificuldades do local.
Com o cruzamento entre os cães da raça Collies e Bull Terriers, depois de diversas experiências para encontrar a raça perfeito, surgiu o Australian Cattle, reconhecido oficialmente pelo American Kennel Club como uma raça oficial em 1980, conquistando ainda mais espaço nos gados em todo o mundo.
Para a aquisição de um cachorro boiadeiro, o valor de um filhote pode variar entre R$ 350,00 a R$ 3.800, pois o potencial genético advindo dos seus ancestrais depende muito para revender o animal, por isso há uma grande diferença entre o valor.
Qual o nível de atividade dos cachorros Australian Cattle?
Por serem de origem da criação de gado em solos australianos, os cachorros da raça Australian Cattle costumam fazer longas caminhadas para acompanhar os animais no pasto, sendo bastante ativos em sua vida, necessitando de pelo menos 3km de caminhada por dia.