Quando seu cachorro está babando muito, pode ser que haja algum indicativo algum tipo de problema com a saúde do animal, porém, apenas uma consulta com um profissional veterinário pode diagnosticar o que realmente está acontecendo com seu pet, assim, procurando uma solução eficaz para o possível problema.
Nos casos em que há o excesso de salivação, conhecida como sialorreia em cães, alguns sintomas e sinais podem acabar mostrando o que está acontecendo com o seu cão. A seguir, confira o que você deve se atentar em seu cão caso ele esteja babando muito:
- Náuseas: nos casos em que a saliva esteja recorrente, o animal pode estar sofrendo com enjôo, que faz com que aumente a produção da saliva no organismo;
- Intoxicação alimentar: outro sintoma que pode levar ao aumento excessiva da produção de saliva é a possível causa do canino ter uma intoxicação alimentar, logo, deve ser levado ao atendimento médico;
- Calor: após as atividades físicas, o aumento da temperatura corporal alinhado com o calor do ambiente pode ser um dos fatores para que os cães comecem a babar muito.
Por que os cães salivam?
Assim como nos seres-humanos, a saliva é produzida de maneira natural e possui um papel importante no organismo canino, tendo funções essenciais. A seguir, confira alguns fatores trazidos pela saliva, veja:
- Lubrificação da cavidade bucal;
- Auxílio na remoção do excesso de bactérias e de outros micro-organismos,
- Lubrificação dos alimentos para facilitar a passagem deles pela garganta.