Cabos de Internet no fundo do mar: como foram colocados lá?

Ao contrário do que muita gente acredita, a maior parte das informações de internet não são transmitidas através de satélites, mas sim de cabos de internet submarinos. “Há 1,4 milhão de quilômetros de cabos de telecomunicações no fundo do mar, abrangendo todos os oceanos do planeta”, conta matéria da BBC.

Como esses cabos de internet submarinos são instalados?

E não, não é um grupo de mergulhadores que leva os cabos para o fundo do mar. Eles são instalados por navios especiais chamados lança-cabos. Os cabos são soltos dos navios com âncoras amarradas a eles.

No fundo do mar, eles precisam ficar em superfícies planas, evitando recifes de corais, leitos de peixes, navios afundados, etc. Ou seja, antes de lançar os cabos, é preciso um projeto de mapeamento do terreno e estudos oceanográficos da região. Esse projeto envolve equipes de engenheiros, geólogos, oceanógrafos, técnicos ambientais e geofísicos, que contam com a ajuda de softwares para definir o trajeto dos cabos, quanto material precisa ser depositar, etc.

Também é preciso resolver questões burocráticas, como permissão das autoridades locais e licenças ambientais, nessa etapa de preparação.

A instalação começa com conduítes sendo mergulhados no mar e estendidos até o ponto de conexão em terra firme. Equipamentos submersíveis cavam espaços no leito do mar para acomodar os cabos. Isso é feito para proteger os cabos dos fenômenos naturais e da vida selvagem, o que ajuda a prolongar a vida útil desses componentes.

“Por ser um trabalho realizado a mais de 6 km de profundidade, os engenheiros usam veículos submersíveis controlados remotamente, equipamentos sonares e GPSs amplamente precisos”, explica o Canaltech.

O Google – que investe em parte dos cabos de internet ao redor do mundo – publicou um vídeo sobre a instalação do cabo “Curie”:

Fonte: BBC, O Globo, Progra{m}aria e Canaltech.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.