A Buva é um tipo de planta daninha comum que, quando aparece em lavouras, é preciso acionar o sinal de alerta pois isso pode ser prejudicial para o cultivo. Ela é considerada uma planta invasora e consegue se proliferar rapidamente, interferindo no desenvolvimento das espécies cultivadas.
Ela é mais comum em áreas agrícolas, mas também pode se tornar um problema em jardins. Quando conseguir se manter em certas plantações, a Buva também pode reduzir a produtividade e a qualidade das culturas. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para impedir o seu crescimento e a forma como combater esse tipo de daninha.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre os Ranúnculos
Formas de combater a Buva
Ela é uma planta que consegue se propagar rápido por fazer isso através de suas sementes. Para se ter uma noção, ela é capaz de produzir cerca de 200 mil sementes. Para se espalhar pelos campos, ela consegue espalhar suas sementes pela água e pelo vento a longas distâncias.
Quando ela consegue se instalar, ela começa a competir com as plantas cultivadas, reduzindo no crescimento e o rendimento das culturas. Quando notar isso, é preciso agir rapidamente para controlar a competição. As formas de combate podem ser: controle cultural, capina manual e herbicidas.
Com o controle cultural, é usado o método de alterar as culturas cultivadas que pode ajudar a interromper o ciclo de vida da buva e reduzir sua infestação. Em seguida, cobrir o solo com vegetal ou mulch para suprimir o crescimento da buva, bloqueando a luz solar necessária para sua germinação.
Com o controle mecânico ou manual também é utilizado para esses casos. Assim, é possível remover manualmente as plantas de buva antes que elas produzam sementes pode ser eficaz, especialmente em áreas pequenas.
Já o controle químico, é aplicar herbicidas pré-emergentes e pós-emergentes pode ser eficaz. Mas, é preciso se atentar no modo de uso e escolher herbicidas com diferentes modos de ação para evitar o desenvolvimento de resistência.