O Brasil possui em seu território a formiga com a picada mais dolorosa e agressiva do mundo entre os insetos, relatada por pessoas que já sofreram como uma dor que se assemelha a de um tiro ou como andar sobre brasas com um prego de cinco centímetros cravado no calcanhar.
Levando em conta a Escala Schmidt, criada pelo entomologista Justin Schmidt para medir a intensidade de dor causada pela picada de alguns insetos, variando de 1 a 4, a formiga-bala, ou formiga tocandeira, possui o índice 4+, superior ao número considerado base para a picada mais dolorosa.
A formiga-bala vive nas regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, podendo ser encontrada em países como Brasil, Bolívia e Peru, onde nestas regiões, as pessoas que vivem no ambiente precisam tomar cuidado com ela, para não sofrer a picada, com o caso de uma mulher da cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo.
Identificada como Aline, a mulher estava em uma piscina de bolinhas brincando com o seu filho de 4 anos, quando foi picada pela formiga-bala. Em entrevista ao Metrópoles, Aline relatou o seguinte sobre as consequências:
“A dor foi insuportável, e não ficava só no local da picada. Foi aumentando e chegou até metade da sua panturrilha. Na hora eu tinha certeza que era um escorpião, alguma coisa muito grave, porque foi muito forte.”
Sintomas da picada de formiga-bala
Conheça os sintomas que a picada mais agressiva do mundo entre os insetos pode causar, veja:
- Dor intensa: A dor é imediata e severa, descrita como uma dor ardente e lancinante, semelhante a ser atingido por uma bala, daí o nome “formiga-bala”. A dor pode durar entre 12 a 24 horas;
- Inchaço e vermelhidão: A área ao redor da picada pode inchar significativamente e ficar vermelha;
- Sensação de queimação: Além da dor intensa, a área da picada pode apresentar uma sensação de queimação;
- Tremores e espasmos musculares: Em alguns casos, a vítima pode experimentar tremores ou espasmos musculares devido à dor extrema;
- Suor: A dor intensa pode causar suor excessivo;
- Febre: Algumas pessoas podem desenvolver febre como uma resposta ao veneno da formiga;
- Náusea e vômito: A dor e o estresse da picada podem causar náusea e, em alguns casos, vômito.