Conhecida por seus ramos coloridos, a Bougainvillea também pode ser encontrada pelo nome de Primavera ou Três-Marias. Ela é uma planta trepadeira popular por suas flores coloridas e vibrantes e pode ser encontrada em diversos jardins pelo Brasil. Mas, apesar da sua popularidade, ela precisa de alguns cuidados para conseguir atingir essa floração vívida.
Confira também: Planta Jade: Como cultivar e cuidar
Ela é uma planta que gosta de sol para conseguir florescer bem, então não adianta plantá-la em locais com muita sombra. Ela deve ser cultivada em um local onde receba sol pleno, ou seja, pelo menos 6 horas de sol direto por dia. Por gostar de sol, a Bougainvillea prefere climas quentes e não tolera geadas.
Sobre a quantidade de água, elas preferem que o seu solo seque primeiro antes de receber novas regas. Se exceder a sua necessidade de água, isso pode prejudicar a planta e suas raízes podem apodrecer, além de causar queda de folhas e flores. Em períodos mais quentes, a rega pode ser necessária 2 a 3 vezes por semana, enquanto em climas mais frios ou no inverno, a rega pode ser reduzida.
O solo também precisa de alguns cuidados e é indicado que seja bem drenado e leve. Um substrato para plantas ornamentais misturado com areia grossa é ideal para evitar encharcamentos.
O melhor local para cultivar a Bougainvillea é em locais com sol pleno, como em jardins, varandas ou pátios. Ela se desenvolve melhor quando tem espaço para crescer e se espalhar. Lembrando que a poda é algo que pode ajudar no seu crescimento e estimular a floração. Ela deve ser feita após o ciclo de floração para remover galhos secos ou desordenados.