Bolinhas protegidas! Vacina pode castrar cães temporariamente por um ano

Pais, mães e tutores de pets sabem o quanto é importante castrar seus cães e gatos, mas muitas pessoas sentem dificuldade em deixar seus bichinhos passarem pela cirurgia (apesar de ser o recomendado!). Uma opção alternativa é uma vacina que foi desenvolvida no Chile.

Chamada Egalitte, a vacina foi desenvolvida pelo veterinário e professor da Universidade do Chile, Leonardo Saenz. Segundo o Terra, ele explicou que a vacina funciona bloqueando o hormônio responsável pela reprodução e é reversível. “Se bloquearmos (esse hormônio), não liberamos gonadotrofina e, portanto, não liberamos hormônios sexuais e o animal fica em estado de castração”, afirmou Saenz.

A vacina pode ser usada para machos e fêmeas, mas requer a receita e avaliação de um veterinário. A injeção custa cerca de 50 mil pesos chilenos (cerca de R$ 300).

De acordo com o criador da vacina, ela pode ser uma boa opção para castrar animais em grande escala, já que é um procedimento menos invasivo do que a castração cirúrgica, além de oferecer a possibilidade de ser revertido. “Uma injeção é muito mais fácil e é possível vacinar um número maior de animais se for necessário fazer o controle da reprodução”, afirmou Saenz.

Tamara Zamorano, tutora do cãozinho Findley, optou pela vacina ao invés da castração. “Com o outro tratamento, a castração, ficamos um pouco receosos”, explicou. “Além de ser simples, é reversível, portanto, se quisermos que ele reproduza, quando for a hora certa, poderemos fazê-lo.”

Por que é importante castrar seu cachorro?

Primeiramente, isso evita acasalamentos indesejáveis. O procedimento também ajuda a reduzir o risco de várias doenças, como câncer de mama, Piometra (grave infecção urinária), cancro nas glândulas mamárias e tumores testiculares.

E é um mito que as fêmeas precisam ter pelo menos uma cria antes de castrarem. O ideal é que o procedimento seja feito após o primeiro cio do seu bichinho, para diminuir a chance de várias doenças.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.