Durante os milhares de anos da Terra, ela passou por uma série de transformações e foi atingida por inúmeros asteroides, sendo algo que pode ocorrer naturalmente. Estudos indicam que Bennu é um asteroide próximo à Terra e chama ainda mais atenção por ter um formato peculiar que lembra um pião cósmico.
O seu nome faz uma homenagem a uma ave mítica egípcia associada à criação e ao renascimento. Apesar de ser um assunto atual, ele foi descoberto em 1999 e o Bennu tem sido alvo de intenso estudo, principalmente pela missão OSIRIS-REx da NASA.
Quais os riscos do Bennu atingir a Terra?
Os dados revelados pelos pesquisadores é um pouco assustador, pois de acordo com eles, a potência do asteroide caso atingisse a Terra seria o equivalente à de 22 bombas atômicas. Sobre a distância do Bennu, os cientistas acompanham a sua aproximação e o asteroide fica cada vez mais perto a cada seis anos.
Dentro dessa lógica, a projeção indica que no dia 24 de setembro de 2182 é a data em que há um risco real de colisão do asteroide na Terra.
NASA estuda interceptar o asteroide Bennu
Apesar da data ser distante, a NASA está desenvolvendo mecanismos para impedir que isso aconteça. A ideia é encontrar uma forma de mudar a rota do Bennu e tudo indica que o projeto está na fase final da missão.
Nos últimos sete anos, a agência espacial norte-americana lançou uma sonda em direção ao asteroide para coletar dados através do do OSIRIS-REx. Através desta sonda, é possível coletar dados como a composição e a rotação de Bennu, que são cruciais para entender melhor o asteroide e simular possíveis cenários de impacto.