A babosa é uma das plantas mais populares do nosso país e é possível encontrá-la em vários locais. Conhecidas cientificamente como Aloe vera, elas não são venenosas e podem ser utilizadas de várias maneiras, tanto de forma medicinal, como em linhas de cosméticos, produtos de cuidados com a pele e até em alguns suplementos alimentares.
No entanto, é preciso se atentar ao uso dela por causa do gel que existe dentro da folha, chamada de aloína ou látex de aloe. Ela não é prejudicial à saúde, porém algumas pessoas podem ter reações alérgicas por causa das propriedades laxativas fortes na sua composição natural.
Benefícios e precauções com a babosa
Caso tenha interesse em utilizar algo derivado da babosa ou a própria folha, é recomendado fazer um teste de sensibilidade antes de usá-la de uma vez só. Alguns produtos orais, como suplementos ou até mesmo shakes de frutas com Aloe vera são vendidos e precisam ter um cuidado a mais quando forem ingeridos.
O látex de aloe, encontrado entre a casca e o gel interno, pode causar problemas gastrointestinais graves se ingerido em grandes quantidades e não é recomendado para consumo prolongado, mesmo que a planta não seja considerada venenosa.
Apesar de serem populares, talvez poucas pessoas saibam que as babosas são perigosas para os animais de estimação, como cães e gatos. Se por acaso os bichinhos ingerirem ela, poderão apresentar sintomas de intoxicação, como vômitos, diarreia e letargia.
Tipos de babosas
A mais comum nas casas e é utilizada para fins medicinais e estéticos é a Aloe vera, porém existem outros tipos de babosas, como:
- Aloe arborescens: é uma babosa trepadeira e é semelhante a Aloe vera, porém possui folhas mais estreitas e eretas. É cultivada por suas propriedades medicinais e também como planta ornamental.
- Aloe ferox: Nativa do sul da África, suas folhas são espinhosas e tem uma seiva amarga, servindo também para fins medicinais.
- Aloe brevifolia: Ela possui folhas mais curtas e é uma espécie de suculenta, também cresce nas regiões da África do Sul.
- Aloe aristata: Pode ser encontrada pelo nome de babosa de coroa. É originária da África do Sul e possui folhas pontiagudas e formam rosetas compactas.