Os dois nomes são populares e por isso existem algumas pessoas que podem se confundir achando que são plantas diferentes, mas a babosa e Aloe vera são a mesma planta. O nome científico da planta é Aloe vera, mas ela é popularmente conhecida como babosa no Brasil e em outros países de língua portuguesa. Conhecida por suas propriedades medicinais, também é bastante usada em cosméticos, a Aloe vera é uma suculenta que possui um gel nas folhas que pode ser utilizado para várias finalidades, como no tratamento de queimaduras, hidratar a pele e o cabelo, entre outros usos.
Confira também: Conheça a Peperômia: A planta queridinha para ambientes internos
Outra vantagem da babosa é ser uma planta relativamente simples de ser cultivada e, por isso, é possível encontrá-la nas casas de milhares de pessoas. Ela é resistente e adaptável, porém, precisa de alguns cuidados para que prospere com folhas vívidas para que possam utilizar os seus benefícios de forma caseira.
A babosa é uma planta que gosta de sol, mas é importante não deixá-la com a exposição direta ao sol nas horas mais quentes do dia, especialmente se a planta ainda for jovem. Coloque-a em um local onde receba luz indireta ou sol direto pela manhã ou fim de tarde.
Por ser uma suculenta, a babosa não precisa de muitas regas, já que possui a capacidade de armazenar água nas suas folhas. Regue-a apenas quando o solo estiver completamente seco, evitando encharcar demais, pois pode causar o apodrecimento das raízes. No inverno, a rega deve ser ainda mais esparsa.
Assim como outras suculentas, o solo também precisa ser bem drenado e é indicado usar uma mistura composta por terra para cactos ou suculentas, misturada com areia grossa. Evite solos compactados, que retém muita umidade.