Aves podem transmitir raiva? Morcegos, pássaros e mais
A doença raiva é transmitida na maioria das vezes por cachorros e gatos contaminados com o vírus em seu organismo, podendo passar para outros animais da mesma espécie e seres-humanos, causando os sintomas de febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia, confusão mental e até mesmo a morte nos casos mais graves, se não for tratada.
Uma dúvida que intriga a sociedade é que se as aves podem transmitir a doença da raiva, porém nem todos as espécies podem contrair e transmitir a doença. As aves, peixes, répteis (tais como as cobras, tartarugas e lagartos), anfíbios (como sapos e salamandras) e insetos não podem contrair ou transmitir raiva, assim sendo menos opções para transmissão da doença.
Apesar das opções entre os animais ser diminuída, um mamífero noturno que tem a capacidade de voar pode transmitir diversos tipos de doença, incluíndo a raiva. Os morcegos são um reservatório natural da raiva, assim é importante tomar cuidado com eles e manter os seus animais domésticos distantes destes mamíferos, para que não contraiam a doença.
Morcegos podem transmitir putos vírus e doenças além da raiva?
Os morcegos muitas vezes são considerados um dos grandes perigos para a transmissão de vírus, como o da raiva, porém, nos últimos anos, o animal foi colocado como o grande pivô do contágio do vírus e as variantes da Covid-19, além da ebola e do vírus Nipah.
Em entrevista à AFP, Eric Fèvre, professor de doenças infecciosas veterinárias da Universidade de Liverpool (Reino Unido) e no International Livestock Research Institute (Quênia), revelou o seguinte sobre os morcegos, confira: “sempre foram bons reservatórios para muitos vírus, mas antes tínhamos muito pouco contato”.