As 3 doenças mais comuns em gatos: saiba quais são
Acabou de adotar um novo gatinho e está preocupado com quais problemas de saúde você pode ter que cuidar nos próximos meses? Confira três doenças mais comuns em gatos mais novos, segundo o petMD:
1. Parasitas intestinais
É comum que filhotes se contaminem com parasitas intestinais, como lombrigas e ancilostomídeos, através do leite da mãe ou do contato com ambientes contaminados. Para identificar esses vermes, seu veterinário vai precisar examinar as fezes do animal através de um microscópio. O tratamento é feito com medicações como vermífugos e é importante seguir à risca as recomendações médicas.
2. Ácaros de ouvido
Se o seu gato está coçando constantemente a cabeça e com uma camada escura cor de café nos ouvidos, é bem provável que ele esteja com ácaros de ouvido, muito comuns em gatos filhotes, apesar de também acontecer em várias faixas de idade. No geral, eles não são perigosos, mas em casos raros eles podem causar inflamações que podem se espalhar por todo o ouvido e até provocar problemas auditivos no seu pet.
Além de medicamentos prescritos por um veterinário, também é bom limpar os ouvidos do seu bichinho com um lenço de papel umedecido ou uma toalha higiênica, além de desinfetar os objetos do seu gato.
3. Rinotraqueíte (ou gripe felina)
A rinotraqueíte é uma doença do trato respiratório superior dos gatos, que causa sintomas bem parecidos com a gripe humana, como “secreção ou corrimento nasal e ocular, inflamação dos olhos, espirros, tosse, além de febre, depressão e anorexia ou pouco apetite”, explica o PetCare.
A forma mais simples de prevenir a doença: vacinar o seu bichinho. O reforço deve ser feito anualmente, principalmente em casos de animais com acesso à rua ou em abrigos.
Fonte: petMD, Zooplus Magazine e PetCare.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.