Árvores frutíferas em vasos: 5 opções que não crescem muito

As árvores frutíferas possuem uma grande variedade de espécies, mas existem aquelas que podem ser cultivadas em vasos grandes, caso não tenha espaço para plantá-las no jardim ou quintal de casa, especialmente as que não crescem muito. Veja abaixo cinco opções de árvores frutíferas para pouco espaço. 

Confira também: Guia de plantas: Conheça o Botão-de-Ouro

1°- Limão Siciliano

No mercado, ele é uma fruta mais cara e curiosamente é uma ótima opção para vasos, pois pode ser podado para manter um tamanho compacto. Mas, atenção aos cuidados diários com ele, pois é uma planta que precisa de sol pleno e regas regulares. O solo deve ser bem drenado, e a planta pode ser adubada a cada dois meses com fertilizante específico para citros.

2°- Romã 

Além de ter significados místicos e medicinais, a romãzeira é uma boa opção por ser uma  árvore que cresce bem em vasos e não atinge grande altura, especialmente quando podada. Ela também prefere o calor e a luz solar plena, com um solo bem drenado. Requer rega moderada e fertilização durante a primavera e o verão.

3°- Pitanga 

Uma curiosidade em torno da pitanga é que ela possui uma variedade anã que pode ser ideal para o cultivo em vasos devido ao seu porte compacto. Sobre os cuidados, precisa de sol pleno, solo rico em matéria orgânica e regas regulares. A pitanga em vaso pode ser podada para manter o tamanho desejado.

4°- Mirtilo

Também é um fruto caro quando comercializado em algumas regiões e pode ser cultivado em caso, já que é um arbusto que se adapta bem aos vasos e produz frutos deliciosos. Necessita de solo ácido (pH entre 4,5 e 5,5), sol pleno ou meia-sombra, e regas regulares. A adubação deve ser feita com fertilizantes específicos para plantas ácidas.

5°- Jabuticaba

É uma fruta bastante popular e a variedade Sabará é a que se adapta bem ao cultivo em vasos, mantendo um porte menor. Gosta de solo úmido, mas bem drenado, e precisa de sol pleno. A jabuticabeira em vaso requer adubação rica em matéria orgânica e, ocasionalmente, adubo químico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.