A árvore da vida é um dos arquétipos mais usados no mundo e faz parte das tradições mitológicas, religiosas e filosóficas. Ela está relacionada ao conceito de árvore sagrada e pode ser encontrada em várias formas, porém, com significados semelhantes. Na natureza, não existe uma árvore real chamada “Árvore da Vida”, mas existem algumas árvores específicas são reverenciadas em diferentes culturas por suas características únicas e simbolismo.
Como no caso da Baobá, uma árvore que faz parte de muitas culturas africanas. Faz parte do simbolismo por ter longevidade, resistência e a capacidade de armazenar água em seu tronco, fornecendo um recurso vital em tempos de seca.
Em outros lugares também pode ser encontrada como a Árvore Bodhi, uma figueira considerada sagrada. De acordo com o budismo, Siddhartha Gautama (Buda) alcançou a iluminação é muitas vezes referida como a Árvore da Vida.
Mais informações sobre a Árvore da Vida
Vale ressaltar que o Cristianismo também usa o termo árvore da vida e está em algumas passagens da bíblia No Cristianismo oriental, a árvore da vida é o amor de Deus. Além disso, a ciência também usou o termo na biologia para simbolizar o conceito que ilustra as relações evolutivas entre todas as espécies vivas e extintas.
Inclusive, Charles Darwin foi um dos responsáveis por essa popularização e o fez como uma metáfora em “A Origem das Espécies”. Assim, conseguiu explicar a ideia de que todas as formas de vida compartilham um ancestral comum e que a diversidade da vida se ramifica como uma árvore.