A barriguda é uma planta típica da caatinga e é facilmente encontrada na região do Vale do São Francisco. Ela é uma árvore que faz parte da família dos Baobás, dos Embarés, nativas na Croácia, Turquia e Madagascar. Nativa da América do Sul, a barriguda pode ser encontrada no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia, sendo famosa por ter um tronco inchado e espinhoso, que armazena água para sobreviver em condições secas.
Uma das suas principais características é armazenar uma grande quantidade de água quando a chuva cai. Quando elas parecem mortas, de repente consegue gerar flores com uma rapidez impressionante.
Mais informações da Barriguda
A barriguda pode atingir entre 15 e 25 metros de altura e possui folhas palmadas, compostas por 5 a 7 folíolos. Suas flores são grandes e vistosas, que podem ter várias cores, entre rosa, branca ou amarela, que aparecem geralmente no outono. Ela também é uma árvore frutífera e possui cápsulas que contêm sementes envoltas em uma fibra branca e sedosa conhecida como “paina”, que podem ser utilizadas em almofadas e colchões.
Um dos principais benefícios da barriguda é para fins medicinais e pode ser usada para tratamento de contusões e fraturas. Ela também era muito utilizada por indígenas que viviam na região na produção de placas cilíndricas penduradas nas orelhas e lábios inferiores.
Atualmente, seus troncos também são utilizados para a produção de redes, cabos e objetos industriais, servindo até como alimento para os animais, evitando a morte de gados da região. Ecologicamente falando, serve para atrair diversos polinizadores, como abelhas e beija-flores.