Aranha-de-jardim é venenosa? Saiba se é preciso ter cuidado
Também conhecida como aranha-de-grama ou aranha-lobo, a aranha-de-jardim é comum em áreas abertas, como jardins, gramados, matas e campos. Com comprimento de quatro e a cinco centímetros, o aracnídeo pode deixar muita gente com medo, mas será que ele é venenoso?
Sem fazer muita hora, já vamos te contar que a resposta é sim. A aranha-de-jardim é considerada peçonhenta. A picada dela deixa duas perfurações na pele e vermelhidão, além de dor local e inchaço no caso das pessoas com alergia, mas a boa notícia é que o veneno dela não traz risco de vida para seres humanos.
A aranha-de-jardim tem coloração marrom e preta, e tem um desenho de lembra uma seta de lançar na região do abdômen, uma das suas características mais marcantes.
Levei uma picada de aranha: o que fazer?
Antes de tudo, o mais importante é tentar identificar o tipo de aranha que te picou, já que isso vai ajudar o médico a te receitar o melhor tratamento. “Você pode lavar a área picada com um pouco de água e sabão neutro, além de aplicar um pano umedecido com água fria ou gelo para reduzir o inchaço”, explica o Vida Saudável.
Nada de fazer torniquete, tentar remover o veneno ou aplicar outros produtos no local. O médico pode receitar analgésicos, anti-histamínicos e, em casos mais raros, o soro antiescorpiônico.
Picadas de aranhas inofensivas costumam causar apenas um inchaço vermelho que pode coçar e doer. As de espécies peçonhentas (como a da aranha-de-jardim) ainda podem causar sintomas como:
- Cólicas
- Náuseas
- Dores
- Febre
- Inchaço
- Tremores
- Suor excessivo
Em casos mais graves, as picadas podem evoluir para feridas abertas e úlceras, além de mudarem de cor do vermelho para o azul ou roxo. A pessoa também pode sentir dificuldades na respiração ou dificuldade de engolir.
Ps: na dúvida, vai no médico de uma vez, é melhor do que esperar para ver se a situação é grave.
Fonte: Globo Rural, UFRGS e Vida Saudável (blog do Hospital Albert Einstein).
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.