A aranha-caranguejo faz parte da família Thomisidae e tem esse apelido por causa da sua aparência e comportamento que lembra um caranguejo, como a capacidade de se mover lateralmente. Elas podem ser encontradas em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, e são popularmente conhecidas por sua habilidade de camuflagem e por emboscar presas.
A aranha-caranguejo é venenosa?
Além das suas habilidades, ela é venenosa, porém ele é usado apenas para caçar e imobilizar presas, como insetos. No entanto, o veneno dessas aranhas não é perigoso para os seres humanos. Caso saiba identificá-la, não mate, pois preservar as aranhas também é uma forma de cuidar do meio ambiente.
A maioria das espécies de aranhas-caranguejo não tem quelíceras (presas) fortes o suficiente para perfurar a pele humana, e mesmo quando conseguem morder, os efeitos geralmente são leves, causando no máximo uma irritação local semelhante à picada de um inseto.
Se notar que existe uma dessas na casa ou em outro ambiente, apesar de não ter veneno, é bom tomar alguns cuidados na hora de manusear qualquer aranha, já que uma pequena porcentagem de pessoas pode ter reações alérgicas à picada. Para tentar identificá-la, saiba que são pequenas e são encontradas em flores, onde aguardam para emboscar presas. Sua cor pode variar conforme o ambiente, ajudando na camuflagem.
Apesar de ter um ato de proteção matar alguns animais silvestres, a aranha-caranguejo é uma criatura fascinante e inofensiva para os humanos, desempenhando um papel útil no controle de insetos em jardins e plantações.
[…] cerca de cinco mil espécies de aranha nativas do Brasil. A maioria delas é inofensiva para seres humanos, alimentando-se de insetos e […]