Anvisa alerta sobres substância proibida em alimentos vendidos no Brasil

No final de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota sobre ter encontrado uma série de componentes químicos, como metais pesados, aditivos proibidos e contaminantes em uma série de alimentos vendidos no Brasil de 2021 a 2023. As informações foram compartilhadas no relatório do Programa de Monitoramento de Aditivos Alimentares e Contaminantes em Alimentos (Promac)

De acordo com a agência, foram encontrados corantes artificiais utilizados sem as prescrições certas, principalmente nas embalagens do produto. Por lei, a inserção do nome dos aditivos alimentares na lista de ingredientes é obrigatória e em vários produtos não foram encontradas essas informações. 

Entenda melhor o motivo da Anvisa proibir esses alimentos

Após análises, os resultados foram preocupantes pois foram encontrados bromato de potássio, que é um aditivo proibido no país, aparecendo em um número limitado de amostras (4%). Entre as 151 amostras analisadas, seis apresentaram resultado insatisfatório. 

“Mesmo com poucas amostras analisadas, é possível considerar que a irregularidade ainda possa ser constante. Por isso, recomenda-se que mais amostras sejam coletadas para melhor avaliação deste cenário”, explicou a Anvisa em nota. De acordo com a agência, esse elemento químico foi encontrado em produtos de panificação, e todas as amostras consideradas insatisfatórias eram todas de pães doces com creme.

Sobre os aditivos, foram encontrados na análise nitritos, também com o limite máximo permitido: “No entanto, as categorias de alimentos nos quais esses aditivos são utilizados têm um alto consumo por alguns grupos populacionais. Portanto, é importante que se considere um plano amostral mais amplo para se obter conclusões mais robustas sobre o risco dos nitritos à saúde dos consumidores”, alertou a Anvisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.