Infelizmente, é uma realidade em vários locais do mundo o abandono de animais e, no ano passado, uma história comovente fez com que o mundo conhecesse Toby, um cãozinho que foi resgatado de uma lixeira. Na época, o que mais chocou as pessoas era a forma como ele foi encontrado, com um pêlo tão longo, que mal parecia um cachorro. Por causa disso, ele mal conseguia enxergar ou se mexer.
Em uma entrevista ao The Dodo, Callie Crowe, uma de suas atuais cuidadoras de Toby, disse que: “Ele foi abandonado por seu antigo [pai], e estava claro que ele havia sofrido abuso quando [meu tio] o resgatou”. Ela explicou que a família decidiu ficar com ele, pois viu a necessidade que Toby precisava: “Já tínhamos cães antes e uma família grande, então corremos para ajudá-lo”.
Mais detalhes do resgate de Toby
Quando Toby chegou em casa, estava muito ansioso e Crowe precisou ser cautelosa para conseguir cortar um pouco o seu pêlo. Enquanto raspavam as camadas emaranhadas de pelos de Toby, o cão que ele sempre foi emergiu. Para a reportagem, ela disse: “Ficamos todos em choque e quase não acreditamos que [ele] era o mesmo cachorro. Honestamente, foi um pouco emocionante vê-lo depois de sua transformação”.
Após a tosa, era nítido que o cãozinho se sentia bem melhor e finalmente conseguiu correr livre, sem o peso dos pêlos e podendo enxergar claramente. Apesar disso, Crowe contou que o processo de ganhar a confiança dele foi ainda mais difícil: “Quando ele finalmente se permitiu ser acariciado, foi um suspiro de alívio”, disse Crowe. “Ele costumava comer apenas na presença de… nosso pai, mas [agora] estendeu seu conforto a todos na casa. Ele adora brincar de buscar com a bola de tênis e recebe bem todos que entram na garagem.”