Animal mais pesado do mundo é encontrado — e você não vai acreditar no peso

Uma das coisas mais fascinantes de ser encontrada na Terra são fósseis que indicam como eram os animais há milhares de anos atrás. Conforme novas pesquisas avançam, foi encontrado por cientistas e paleontólogos, um cetáceo primitivo que mudou o conceito do que eles acreditavam, mostrando que existiu um animal marinho maior do que a baleia-azul, considerada o animal mais pesado que viveu no nosso planeta.   

O fóssil do animal, encontrado no deserto do Vale Ica, no Peru, foi registrado como o mais pesado da história. Só foi possível chegar à essa conclusão quando o paleontólogo chileno Mario Urbina encontrou 13 vértebras, quatro costelas e parte de uma pélvis desta espécie, conhecida como Perucetus Colossus, ancestral dos golfinhos e das baleias.

Qual a diferença da baleia-azul para o Colossus marinho? 

Para encontrar esse cetáceo, foi necessário buscar em rochas com mais de 39 milhões de anos, mostrando que o Colossus poderia ter atingido 20 metros de comprimento, podendo pesar entre 80 e 340 toneladas de massa corporal. Em um comparativo com a baleia-azul, elas possuem em média 30 metros de comprimento e pesam até 150 toneladas. 

Por que os animais eram tão grandes no passado?

Existem diversas teorias para explicar o gigantismo em animais pré-históricos, sendo entre eles a abundância de recursos. Em alguns períodos da história da Terra, havia uma grande quantidade de recursos disponíveis, o que permitiu que os animais crescessem até tamanhos gigantescos.

Como eles viveram há milhares de anos, o clima era totalmente diferente, visto que a Terra possui essa identidade de mudanças climáticas que são geradas por diversos fatores. Naquela época, o clima pode ter influenciado o tamanho dos animais. Em ambientes quentes e úmidos, por exemplo, os animais podem crescer mais devido à maior disponibilidade de alimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.