Anemia em cachorro: como identificar e o que fazer
A anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, de acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), que coloca a falta de alguns nutrientes e vitaminas como as principais dentro do organismo do animal.
Para identificar a anemia nos cachorros, o tutor pode perceber a partir do momento em que o animal apresentar certa indisposição, perda de apetite, urina escura e cansaço durante o dia a dia, algo que acontece de maneira incomum na vida do canino, que, a depender da raça gosta de ser muito ativo e precisa realizar brincadeiras e atividades para sua saúde.
Ao perceber os sinais, o tutor deve levar o seu pet para o médico-veterinário, que vai diagnosticar o canino com anemia quando após o exame o sangue do cão não apresentar a quantidade de glóbulos vermelhos que deveria, onde o animal terá de seguir as orientações passadas pelo profissional. A anemia pode acontecer em três tipos, são elas:
- Anemia hemorrágica: quando é decorrente da perda de sangue. Isso pode acontecer quando o animal sofre um trauma, tem úlcera ou qualquer outro problema que leve a sangramento;
- Anemia hemolítica: quando os glóbulos vermelhos são destruídos;
- Anemia aplásica: quando a produção da medula óssea é insuficiente para repor a perda.
Como tratar a anemia nos cachorros?
Ao ser diagnosticado com anemia, os cães devem seguir todas as orientações médicas do profissional veterinário, que podem ser as seguintes, confira:
- Reforçar a alimentação;
- Fornecer suplemento alimentar, que serve como remédio para anemia em cachorro;
- Vermifugar o animal;
- Realizar o controle de ectoparasitas como pulgas e carrapatos;
- Fazer a reposição de fluidos;
- Administrar protetores gástricos, no caso de úlcera;
- Realizar transfusão sanguínea.