A planta Amor-Perfeito é conhecida por sua floração colorida e delicada, podendo ter uma variedade de cores em um só arranjo. Ela é uma ótima escolha para se ter no jardim, mas é preciso se atentar aos cuidados certos para que tenha uma floração vívida e gratificante. Uma curiosidade em torno dessa espécie, é ser considerada uma planta medicinal e é usada em fitoterapia para tratamento de epilepsia, asma, doenças de pele e eczema.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre as Margaridas
Mas, um dos principais detalhes para o seu cultivo é em relação ao sol, pois a Amor-Perfeito gosta de luz solar, mas tolera sombra parcial. Apesar disso, é preciso tomar cuidado em climas mais quentes, sendo aconselhável fornecer sombra parcial durante a parte mais quente do dia para evitar que as flores murchem.
Outros cuidados para cultivar Amor-Perfeito
No momento do plantio, se atente ao solo, pois ela precisa de um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Para melhorar ainda mais o cultivo, adicione composto ou matéria orgânica ao solo antes do plantio.
Outro detalhe importante é que a planta precisa que suas mudas tenham cerca de 15-20 cm de distância para permitir uma boa circulação de ar e prevenir doenças. E, quando for regar, é indicado manter o solo uniformemente úmido, mas não encharcado. Regue regularmente, especialmente durante períodos secos.
Sobre o momento de regar, evite molhar suas folhas e flores para prevenir umidade que pode gerar doenças fúngicas. Assim, é melhor regar a base da planta. Se for usar fertilizante, é indicado o (10-10-10) a cada 4-6 semanas durante a estação de crescimento. Fertilizantes orgânicos também são uma boa opção.