Para quem está procurando ter um jardim colorido e com uma floração vívida, a Amor-Perfeito pode ser uma boa escolha, mas é preciso se atentar aos cuidados necessários para mantê-la bonita o ano inteiro. Conhecida por suas belas flores que podem ter uma variedade de cores, saiba como cultivá-la da maneira certa.
Confira também: Quais são as plantas mais fáceis de cuidar na primavera?
Como fazer Amor-Perfeito florescer?
Primeiro, é preciso saber qual é a melhor época para a sua floração e, geralmente, é uma planta que floresce durante as estações mais frescas do ano. Se ela for cultivada em climas temperados, saiba que a melhor época é da primavera e outono. Mas, ela também pode ser cultuada em outros climas, podendo gerar flores no inverno.
Para manter essa floração de forma contínua, incluindo temperaturas amenas e umidade adequada. Saiba que as flores possuem uma vida útil e cada flor de Amor-Perfeito pode durar de 1 a 2 semanas, dependendo das condições ambientais. Depois desse período, elas começam a murchar e devem ser removidas para incentivar a produção de novas flores.
Ou seja, a manutenção será algo necessário para mantê-la saudável e com espaço para continuar florescendo. Assim, é importante remover regularmente as flores murchas (um processo conhecido como “deadheading”). Dessa forma, irá estimular a planta a produzir mais flores e prolongar o período de floração.
Dicas para Prolongar a Floração
A luz será algo fundamental e o Amor-Perfeito gosta de receber luz solar direta principalmente pela parte da manhã, mas pode tolerar sombra parcial à tarde, especialmente em climas mais quentes.
Assim como dito acima, a temperatura precisa ser amena para a sua floração e essa planta prefere temperaturas entre 10°C e 20°C. Em temperaturas mais altas, a floração pode diminuir ou parar completamente.