Alimentos que te fazem envelhecer mais rápido

Sabemos que uma boa alimentação pode gerar diversos benefícios para a nossa saúde. Com essa nova era de bem-estar, as pessoas estão cada vez mais interessadas em cuidar da saúde, visando envelhecer bem. Por isso, é importante saber o que estamos ingerindo, pois alguns alimentos, devido à sua composição nutricional, podem acelerar o processo do envelhecimento. 

Um dos “vilões” é a glicação, processo em que o açúcar se liga às proteínas do corpo, formando substâncias chamadas produtos finais da glicação avançada (AGEs). Essas substâncias danificam o colágeno e a elastina, proteínas essenciais para a elasticidade da pele e a saúde dos tecidos, acelerando o envelhecimento. 

Além disso, também existem alimentos que inflamam o nosso corpo e estão ligados a diversas doenças, incluindo o envelhecimento precoce. Assim como o estresse oxidativo, com os radicais livres, que são moléculas instáveis que danificam as células.

Quais alimentos podemos evitar pelo envelhecimento precoce?

Carnes processadas, embutidos, refrigerantes, biscoitos industrializados, fast food, etc, são exemplos de alimentos ricos em sódio, açúcar, gorduras trans e conservantes, que contribuem para a inflamação e o envelhecimento. O excesso de açúcar também deve ser evitado, pois aumenta a produção de AGEs, acelerando o envelhecimento da pele e de outros tecidos.

As gorduras trans também devem ser evitadas, por vários motivos além de causar envelhecimento, Isso porque, estão presentes em alimentos industrializados que possuem diversos malefícios para a nossa saúde, aumentando colesterol ruim e a inflamação.

O consumo excessivo de álcool pode danificar o fígado e acelerar o envelhecimento celular e é bom evitar carboidratos refinados, presentes em pães brancos, massas refinadas e arroz branco possuem alto índice glicêmico, elevando rapidamente os níveis de açúcar no sangue e contribuindo para a glicação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.