Alimentos que podem ser perigosos para cães e gatos
Você provavelmente já viu alguém dando um alimento para o cachorro ou o gato dizendo: “Ah, não faz mal pra mim, não vai fazer mal pra ele não”. Só que não é bem assim. Não é todo alimento que os humanos que são próprios para o seu bichinho. Confira alguns alimentos que podem ser extremamente prejudiciais para o seu pet:
1. Uva
Uvas podem causar insuficiência renal grave e até mesmo fatal em gatos e cachorros. Não se sabe bem a causa dessa intoxicação, mas sabemos que não descascar nem tirar as sementes da fruta.
2. Embutidos
Salaminho, mortadela e presunto têm alta concentração de sal, o que pode provocar uma série de problemas gástricos, além de aumentar a frequência cardíaca – e nem é só pro seu bichinho que eles fazem mal, então coma com moderação.
3. Abacate
Tanto a casca quanto a polpa do abacate podem provocar problemas cardiorrespiratórios para o seu animal de estimação.
4. Queijo
Queijos e laticínios têm alto teor de lactose e gorduras, o que pode provocar problemas como diarreia e pancreatite aguda nos seus pets.
5. Café
O café é um diurético muito forte e pode causar desidratação no seu bichinho. A cafeína também pode causar taquicardia, principalmente porque seu animal não é acostumado com a substância.
6. Noz macadâmia
As nozes têm uma grande quantidade de fósforo, substância que em excesso pode causar vários problemas para o seu pet, como hipotermia e pedras na bexiga.
7. Chocolate
O chocolate contém substâncias como cafeína e teobromina que podem colocar a saúde do seu animal em perigo. No caso dos gatos, o chocolate pode estimular o coração e provocar um ataque cardíaco.
8. Pães e massas com levedura (fermento)
A levedura, responsável pela fermentação das massas, é tóxica para o sistema digestivo de animais de estimação, podendo provocar vômito e desconforto.
Fonte: Receitas sem Fronteiras.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.