Inicialmente, é importante saber o que é alimentos funcionais, sendo aqueles que, além de nutrir, exercem funções específicas no organismo, contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças. Eles contêm componentes bioativos, como vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e probióticos, que promovem a saúde e o bem-estar.
Essa tendência, impulsionada pela busca por uma alimentação mais saudável e com benefícios para a saúde, tem levado produtores e empresas a investirem em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos.
Por que os alimentos funcionais estão em alta?
Esse assunto está cada vez mais em alta por conta da demanda saudável que vem se perpetuando cada vez mais em nossa sociedade. A população está cada vez mais preocupada com a prevenção de doenças crônicas e com a qualidade de vida, fazendo com que o mercado preste atenção nesses passos para acompanhar o novo ritmo.
A expectativa de vida aumentou, e as pessoas buscam alimentos que ajudem a manter a saúde na terceira idade. Por conta disso, os consumidores estão mais exigentes e buscam produtos naturais, orgânicos e com maior valor nutricional.
Entre os alimentos que estão sendo mais procurados são aqueles ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças crônicas, como as frutas e legumes. Também aumentou a procura por grãos integrais, que contêm fibras que auxiliam na digestão e no controle do colesterol.
Outras formas de leites também se tornaram mais populares, para servirem como outras fontes de cálcio. Assim como os óleos vegetais, que são ricos em ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6.