Tudo em excesso pode ser prejudicial para a nossa saúde e o novo alerta é sobre o consumo diário de “um sanduíche de presunto por dia”, que pode aumentar o risco do desenvolvimento da diabetes tipo 2. Mas, nos estudos, os especialistas também disseram que o presunto é só uma referência, pois os cientistas também analisaram outros alimentos.
De acordo com os estudos, que analisou quase 2 milhões de pessoas de 20 países diferentes, que podem ter desenvolvido doenças e como isso pode estar relacionado ao consumo de carnes vermelhas e processadas, como bifes, bacon e salsichas.
Consumir presunto causa diabetes?
Embora o presunto seja um alimento popular e prático, o consumo excessivo está associado a diversos riscos, principalmente devido ao seu alto teor de sódio e à presença de conservantes. Para mostrar esses riscos cientificamente, a revista acadêmica The Lancet Diabetes and Endocrinology publicou um artigo que não prova que o consumo desses alimentos causem diabetes, pois é impossível descartar totalmente todos os outros possíveis fatores de risco.
Por isso, Duane Mellor, da Associação Britânica de Nutricionistas disse que: “Os autores tentaram controlar outros fatores de risco associados ao aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2, incluindo maior peso corporal, tabagismo, consumo de álcool e baixa ingestão de legumes e verduras”.
Além disso, Mellor também ressaltou sobre histórico familiar e como o presunto pode ser causa diabetes, mas não invalidou o estudo: “Os dados sugerem que cortar carnes vermelhas e processadas da dieta pode não só proteger as pessoas de doenças cardíacas e derrames, mas também de diabetes tipo 2, uma doença em ascensão em todo o mundo.”
Ou seja, mesmo que o presunto faça parte de uma dieta equilibrada, o consumo excessivo pode trazer diversos riscos à saúde. É importante optar por alimentos mais saudáveis e variar a alimentação para garantir uma nutrição adequada.