A capivara é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae, os quais estão incluídos no mesmo grupo de roedores em que se classificam as pacas, cutias, os preás e também o porquinho-da-índia, este último sendo muitas vezes um animal doméstico.
As capivaras são animais herbívoros, os quais costumam se alimentar de plantas que ficam nas regiões em que vivem, confira o que estes roedores costumam se alimentar: grama, folhas, vegetação ribeirinha e plantas aquáticas, tais como aguapés e algas.
O habitat natural das capivaras são principalmente as margens de lagos e rios, podendo ser visto por toda a América do Sul e ao leste dos Andes, em habitats associados a rios, lagos e pântanos, no nível do mar e até 1.300 m de altitude.
O ser-humano deve ter cuidado com as capivaras
Nos últimos anos, a capivara tem sido fortemente associada aos carrapatos-estrelas, os quais são os transmissores da febre maculosa. O roedor de grande porte vem sendo contaminado por eles e sendo um dos vetores para repassar a doença, que pode ser fatal em alguns dos casos.
Em entrevista ao G1, coordenadora do Projeto Incisivos, que trabalha na divulgação científica sobre roedores, Gisela Sobral explicou o motivo da associação do carrapato-estrela com a capivara, onde alerta sobre o contato direto com a capivara. Leia a seguir:
“Apesar dessa associação com a capivara ser muito comum, o aumento da ocorrência de febre maculosa se deve a diversos fatores. O ser humano vem alterando muito o ambiente, desmatando, construindo cidades, aumentando as plantações, com isso tudo, crescem as chances de novas doenças surgirem e se espalharem.”
[…] consumo da carne de capivara pode ser perigoso para o ser humano, pois a capivara serve como um vetor de algumas doenças de […]