Airbnb foram banidos nestas cidades

Em algumas cidades populares do mundo, estão acontecendo mudanças drásticas na forma como o aplicativo Airbnb pode funcionar. Isso porque, o setor imobiliário ficou incomodado com as vantagens que o serviço oferecia, gerando um conflito de interesses. Em casos mais graves, algumas cidades querem restringir ou até mesmo proibir completamente a plataforma. 

Essa decisão é resultado de uma série de fatores que impactam diretamente a vida dos moradores e o desenvolvimento urbano. Como em Barcelona, na Espanha, que decretou que não haverá mais móveis disponíveis para locação pelo Airbnb a partir de novembro de 2028. 

Outras cidades que proibiram o Airbnb

Nova York também entrou na lista e a partir de setembro de 2023, a cidade de Nova York proibiu o aluguel de apartamentos por curto prazo, a menos que o proprietário resida no imóvel. Na Califórnia, também é preciso saber quais cidades ainda aceitam o aplicativo, assim como algumas cidades de Portugal, como Lisboa e Porto, que implementaram regulamentações mais rigorosas para o aluguel de curta duração, com o objetivo de controlar o turismo em massa e garantir a disponibilidade de moradias para os residentes.

Entenda melhor as proibições do Airbnb em algumas cidades

A crise habitacional é uma das principais razões pela escassez de moradias disponíveis para aluguel a longo prazo. A proliferação de aluguéis de curta duração, como os oferecidos pelo Airbnb, reduz o número de imóveis disponíveis para os moradores locais, elevando os preços e dificultando a busca por um lugar para morar. 

Em Barcelona, a prefeitura analisou que cerca de 10 mil imóveis são de Airbnb e quer que os donos voltem a oferecer aluguéis de longo prazo, ampliando o número de casas e apartamentos disponíveis no mercado imobiliário.

Outro ponto é a falta de regulamentação, que pode comprometer a segurança dos hóspedes e dos vizinhos, já que nem todos os imóveis alugados pelo Airbnb atendem aos padrões de segurança exigidos. Inclusive, transformar imóveis residenciais em hospedagens turísticas pode mudar a natureza dos bairros, impactando a vida dos moradores locais e alterando o caráter das cidades.

De um modo geral, a proibição do Airbnb em algumas cidades é uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre os benefícios do turismo e a necessidade de proteger os interesses dos moradores locais e garantir o desenvolvimento sustentável das cidades. Por isso, se for alugar pelo aplicativo, certifique-se que a cidade que tem interesse está aceitando esse tipo de hospedagem. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.