Existem vários tipos de formas para adubar uma planta e adubos foliares é uma boa opção, por ser uma excelente maneira de fornecer nutrientes diretamente às folhas das plantas, garantindo uma absorção rápida e eficiente. Mas, antes de aplicá-lo, é preciso se atentar a alguns cuidados e seguir as orientações para saber a dosagem recomendada.
Confira também: Dracaena: A planta ideal para ambientes internos
É indicado escolher um adubo foliar equilibrado que contenha macro e micronutrientes necessários para suas plantas. Lembrando que existem específicos para diferentes tipos de plantas (flores, vegetais, frutíferas, etc.). No momento de preparar a solução, é importante seguir as orientações do fabricante na embalagem do adubo para preparar a solução.
Na maioria das vezes, esse tipo de adubo é diluído em água e é necessário usar água limpa e, de preferência, livre de cloro (água da chuva ou água filtrada são boas opções). Quando for aplicar o adubo foliar, opte por fazer isso nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas e há menos risco de queimaduras solares nas folhas.
A melhor forma é pulverizando ele nas plantas para garantir uma aplicação uniforme nas folhas, tanto na parte superior quanto inferior. Certifique-se de que as folhas estão secas antes de aplicar o adubo, para maximizar a absorção.
Dosagem recomendada
O nível de dosagem vai depender do tipo de adubo e espécie da planta, mas, confira abaixo algumas diretrizes gerais:
- Adubo Foliar Comercial: É recomendado 1 a 2 colheres de chá por litro de água, pulverizando até que as folhas estejam completamente molhadas, mas não ao ponto de escorrer.
- Adubos Orgânicos Caseiros: Use uma proporção de 1 parte de chá de compostagem para 10 partes de água. A medida também vale para chá de esterco.
- Adubos Solúveis em Água: Se for usar o fertilizante NPK, é preciso saber a dosagem necessária de cada planta e geralmente é de 1 grama por litro de água.