Talvez poucas pessoas saibam, mas existem plantas noturnas que possuem pouco tempo de existência e servem principalmente para serem polinizadas por morcegos, mariposas e outros animais de hábitos noturnos. Por conta do seu aroma forte e adocicado, a espécie Selenicereus é uma das mais famosas quando o assunto é flores que duram apenas uma noite.
Confira também: O que são fertilizantes e para que servem?
Nativa das Américas Central e do Sul, ela é popularmente chamada de dama-da-noite e é uma flor derivada de um cacto que cresce como trepadeira, do gênero Selenicereus. Essa planta é um cacto epífito, que muitas vezes cresce em árvores ou outras plantas, mas também pode crescer em solo. Possui caules longos, finos e segmentados, que podem ser eretos ou pendentes.
Se destaca por ter flores grandes, brancas e muito perfumadas, geralmente abrindo à noite e murchando pela manhã. Também existem algumas espécies conhecidas como “Rainha da Noite” devido a esse hábito.
Florescimento
Caso tenha interesse em tê-la em casa, é preciso se atentar em alguns cuidados permitindo que cresça em condições ideias para incentivar o florescimento. Para isso, mantenha a planta em condições de luz adequada e temperatura quente. Lembrando que a floração geralmente ocorre no verão.
Sobre a duração das flores, apesar de durarem apenas uma noite, vale a pena cultivá-las por serem espetaculares e muito perfumadas. Inclusive, algumas espécies de Selenicereus são muito valorizadas em coleções de cactos devido às suas flores incríveis. Por causa disso, cuidar de um Selenicereus pode ser uma experiência gratificante, especialmente ao ver suas flores magníficas desabrochando à noite.