Apesar de acreditarmos que os morcegos passam a maior parte do seu tempo voando e caçando, existe uma espécie que está intrigando os cientistas que a do morcego-vampiros, ao descobrirem que são ótimos corredores e usam essa habilidade para pegar suas presas. Eles possuem esse nome por serem os únicos mamíferos que se alimentam de sangue, o que intriga ainda mais os pesquisadores, pois sua dieta não entrega os carboidratos e gorduras necessários para essa queima de energia quando correm.
Em um laboratório, foi gravado os movimentos que o morcego-vampiro faz para correr, onde usa seus membros em uma esteira. Para tentar explicar como eles queimam essa energia, um artigo publicado no periódico Biology Letters apontou que, invés de queimar carboidratos ou gorduras como os outros mamíferos, essa espécie consegue metabolizar os aminoácidos (moléculas que formam proteínas) presentes no sangue de suas presas.
Entenda melhor como funciona o organismo de um morcego-vampiros
Para comprovar essa hipótese, pesquisadores do Canadá usaram algumas cobaias e os alimentaram com sangue de vacas de um matadouro local com altas concentrações de aminoácidos. Para saber como o organismo deles ficaria após a corrida, deixaram o animal em uma esteira, por cerca de 90 minutos.
No resultado, viram que os morcegos-vampiros podem expulsar o dióxido de carbono do organismo, enquanto corriam, fazendo com que a metabolização dos aminoácidos fosse correspondida a quase 60% da energia que os animais usaram na corrida. Através dessa descoberta, provou-se algo inédito entre os mamíferos.
Muitas espécies de morcegos, incluindo os vampiros, estão ameaçadas de extinção devido à destruição de seus habitats, à perseguição e à disseminação de doenças. É importante proteger esses animais e os ecossistemas que habitam.