A ciência explicou: por que gatos odeiam tanto portas fechadas
Os donos de gatos já sabem. Poucas coisas parecem irritar tanto os felinos quanto portas fechadas. Se você entrar em um cômodo e fechar a porta, pode esperar em poucos minutos um coro de miados e arranhões do outro lado. Normalmente, eles nem estão muito interessados no que tem dentro do cômodo, então porque eles se irritam tanto com a barreira?
Estudiosos de comportamento de gatos já analisaram essa atitude e a explicação por trás dela é surpreendentemente simples. A veterinária Dr. Karen Sueda revelou ao Live Science que eles sentem um pouco de “FOMO”. “O FOMO do tipo, ‘Eu não sei o que está do outro lado, e eu quero ir ver e descobrir”, explicou Sueda.
“FOMO”, “Fear of Missing Out” (“Medo de Ficar de Fora”, em português), é o desejo de ficar constantemente atualizado ou conectado com o que os outros estão fazendo ou com as notícias do mundo. Basicamente, o seu gato odeia portas fechadas porque ele sente que está “perdendo” alguma coisa interessante ou a sua atenção.
A especialista em comportamento felino Ingrid Johnson explicou ao Live Science que os gatos também gostam de ter controle e acesso aos espaços da casa. Por não entenderem que a porta fechada é algo temporário, eles se sentem “cortados” da família.
Como lidar com a raiva dos gatos de portas fechadas?
Uma das dicas de Johnson é manter consistência com os locais aos quais o seu gato pode ou não ter acesso. Se você não quer que ele entre no seu quarto, por exemplo, mantenha a porta sempre fechada, assim ele vai entender que aquele cômodo não é parte do seu território.
Outra estratégia é reforço positivo. A veterinária Dr. Lisa Radosta contou ao Chewy que você pode treinar o seu pet para ver um espaço vazio como um “santuário”, enchendo o local com água, comida e brinquedos, além de brincar com ele nesse ambiente.
Fonte: PetHelpful.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.