Quando pensamos em árvores frutíferas, às vezes achamos que são plantas complicadas de serem cultivadas, mas existem várias espécies na natureza, inclusive aquelas de fácil cultivo como no caso das aceroleiras, que podem ser bastante gratificantes e gerar frutos o ano todo. Cuidar delas não é algo complicado, mas é preciso se atentar em cuidados importantes para garantir uma planta saudável e uma boa produção de frutos.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Amarilis
A luz é algo fundamental para a aceroleira e é uma planta que precisa de bastante luz solar para crescer bem e produzir frutos. Escolha um local que receba pelo menos 6 horas de sol direto por dia. O espaço também pode ser um fator, então certifique-se de que a planta tenha espaço suficiente para crescer. A aceroleira pode atingir entre 2 e 4 metros de altura, dependendo do cultivo.
O solo precisa ser bem drenado, pois o acúmulo de água pode gerar o apodrecimento das raízes. É indicado preparar o local com com matéria orgânica, como composto ou esterco, para garantir uma boa nutrição. O pH ideal é levemente ácido, entre 6,0 e 6,5.
Sobre a quantidade de água, as regas podem ser regulares, especialmente nos primeiros anos após o plantio e durante períodos de seca. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. Durante o inverno, nos meses frios, reduza a frequência de água, já que a planta estará em um período de menor atividade.
Para que tenha os nutrientes necessários, adube a aceroleira com fertilizantes ricos em fósforo e potássio para estimular a floração e frutificação. A adubação pode ser feita a cada 3 meses durante a primavera e o verão.