No dia 26 de agosto, foi celebrado o Dia Mundial do Cachorro, uma data que ajuda a divulgar informações sobre conscientização de como cuidar deles, com ênfase na importância de combater os maus-tratos aos animais. De acordo os dados coletados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), existem três raças que se destacam entre as mais populares no país, sendo elas: raças spitz alemão-anão (também conhecida como lulu-da-pomerânia), rottweiler e golden retriever.
O Lulu da Pomerânia é uma raça que está entre as preferidas dos brasileiros por ser um cão que possui uma aparência fofa e personalidade vibrante. Com sua pelagem exuberante e expressão alerta, ele conquistou o coração de muitos apaixonados por cães.
Originário da região da Pomerânia, na Europa, o Lulu da Pomerânia é uma das menores variedades da raça Spitz Alemão. Inicialmente, eram cães maiores, utilizados para a caça. Com o passar do tempo, foram miniaturizados e se tornaram populares como animais de estimação, principalmente de mulheres.
Veja detalhes de outras raças amadas pelos brasileiros
O Rottweiler é um cão de grande porte que chama a atenção por sua postura imponente, sendo uma ótima opção para ser cão de guarda. É uma raça que desperta tanto admiração quanto respeito. Conhecido por sua lealdade e inteligência, este cão possui uma história rica e características marcantes.
Essa raça é originária da Alemanha, onde foi bastante utilizada para conduzir gado e proteger seus donos. Sua força e resistência o tornaram um cão de trabalho indispensável. Com o passar dos anos, o Rottweiler se adapta a diversos papeis, como cão de guarda, polícia e serviço militar.
Em terceiro lugar no ranking está o Golden Retriever, uma raça canina que conquista corações por onde passa. Por ter uma pelagem dourada reluzente, olhos castanhos expressivos e um temperamento afável, ele é considerado um dos cães mais populares do mundo.
Ele foi desenvolvido no século XIX para a caça de aves aquáticas e é originário da Escócia. Sua inteligência e habilidade para buscar e recuperar presas o tornaram um cão de caça excepcional. Com o tempo, suas qualidades foram reconhecidas e ele se tornou um companheiro leal e versátil, sendo utilizado em diversas atividades, como terapia assistida por animais, busca e resgate e até mesmo como cão-guia.