Entenda por que gatos que ficam só dentro de casa vivem mais que gatos de rua
Por mais que ainda sejam considerados animais bastante independentes, os gatos são animais domésticos e isso fica evidente na diferença considerável de expectativa de vida entre os felinos que vivem dentro de casa e os gatos de rua. Segundo o site Nature of Home, gatos “de casa” costumam viver entre dez e 15 anos, enquanto os gatos de rua têm uma expectativa de apenas dois a cinco anos.
Existem várias condições que diminuem a expectativa de vida dos gatos de rua. Eles ficam muito mais vulneráveis a doenças infecciosas, como o Vírus da Leucemia Felina ou Raiva, até por normalmente não serem vacinados contra elas. Eles também mais expostos a condições extremas de tempo, seja de frio ou de calor.
Predatores como coiotes, falcões e cachorros, e até mesmo gatos mais agressivos, representam mais um perigo para os felinos que vivem nas ruas. O risco de atropelamento é mais um problema pelo qual eles passam. Para completar, os gatos de rua estão muito vulneráveis a serem envenenados, mesmo com o mau trato a animais sendo considerado crime no Brasil.
Os gatos que vivem com tutores têm várias vantagens, com os suprimentos constantes de comida e água, os cuidados veterinários regulares e a segurança do ambiente.
Confira as dez raças de gato mais populares do Brasil:
O Pet Censo 2020, pesquisa da Petlove em parceria com a DogHero, reuniu dados sobre os quais dois milhões de pets cadastrados nas plataformas, procurando descobrir quais as raças felinas mais populares por aqui. Os vencedores do ranking foram os SDRs, Sem Raça Definida, mais conhecidos como os vira-latas. Os gatos sem raça e sem pedigree dominaram a lista, representando 95% dos gatos da pesquisa.
- SDRs
- Siamês
- Angorá Turco
- Himalaio
- Azul Russo
- Gato Persa
- Pelo Curto Brasileiro
- Pelo Curto Americano
- Snowshoe
- Exótico
Fonte: Nature of Home e Petlove.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.