Quem tem intolerância à lactose pode comer burrata de búfala?
Quando falamos de intolerância à lactose, normalmente já pensamos nas limitações para consumir produtos derivados do leite de vaca, por ser o tipo de leite mais comum e mais consumido. Isso pode causa uma certa dúvida nas pessoas, que não sabem se a intolerância se estende a outros leite de origem animal, como o leite de cabra ou de búfala.
Todo tipo de leite de origem animal contém lactose e o leite de búfala contém mais lactose do que o de vaca, então, se você sofre com intolerância à lactose, com certeza é melhor evitar o leite de búfala.
Curiosamente, essa regra nem sempre se estende para os produtos derivados. Em matéria de 2022 do G1, a nutricionista Karin Honorato explicou que os queijos de búfala e de cabra contêm uma quantidade menor de lactose. Burrata de búfala é um tipo de queijo de búfala.
Então, se você estiver uma intolerância à lactose moderada, pode ser que você consiga consumir burrata de búfala sem problemas, mas não existe uma resposta única, já que o resultado depende do seu nível de tolerância, não só à lactose, mas a outras substâncias presentes no leite, como as caseínas.
A mussarela de búfala também é uma opção popular para os intolerantes à lactose, já que contém uma quantidade menor da proteína em relação à mussarela de leite de vaca, o que facilita a digestão para quem tem intolerância ou sensibilidade aos lacticínios.
O que é burrata de búfala?
“É uma bola de massa de mussarela recheada com um creme rico e cremoso, feito de nata e pedacinhos de mussarela. A Burrata tem uma casca externa sólida e um interior extremamente cremoso, sendo conhecida por sua textura decadente e sabor indulgente”, explica o site da Casa do Produtor.
Fonte: Healthline, Casa do Produtor e G1.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.