Inseto que entrou no ouvido pode matar? O que fazer
Quem nunca ficou com aquela cisma que entrou um inseto no ouvido? E essa sensação nem sempre é uma cisma. É sim possível que um inseto entre no seu ouvido – ou no seu nariz -, principalmente no verão, quando passamos mais tempo ao ar livre. Mas será que isso pode causar prejuízos à sua saúde?
“Existem riscos sim quando um inseto entra no ouvido de uma pessoa. Pode haver perfuração de tímpano, uma infecção muito grande, inchaço e a pessoa sentir muita dor. Mas no momento em que o médico faz o procedimento pra retirar o inseto, ele faz todos os cuidados de assepsia necessários. Ele coloca remédio que mata os prováveis germes que aquele inseto produziu. No caso, por exemplo, de entrar um besouro no ouvido é um transtorno, causa muita dor e pode perfurar o tímpano”, explicou o otorrinolaringologista André Defaveri, em matéria de 2022 do G1.
No caso de moscas, existe um outro risco. O inseto pode já ter saído do seu ouvido, mas pousado ovos no canal auditivo, que causam dor quando elas se tornam larvas. Como vimos, pode ser uma situação desconfortável, mas a infecção precisaria chegar a um ponto muito grave para você correr risco de vida.
Alguns sintomas que insetos no ouvido podem causar são coceira, dor, dificuldade para ouvir e a sensação de algo se movendo.
O que fazer se um inseto entrar no meu ouvido?
Já ouviu aquele ditado de que, às vezes, a resposta mais óbvia é a correta? Ele funciona bem aqui. A resposta mais óbvia é: vá ao médico, de preferência o otorrino, que vai conseguir retirar o inseto de forma segura, além de fazer o procedimento antisséptico necessário para matar possíveis micróbios que ficaram no ouvido.
Em casa, não tente retirar o inseto usando cotonete e mantenha a calma. Você pode inclinar a cabeça para o lado da orelha afetada e agitar suavemente para tentar tirar ele de lá.
Fonte: Clínica Otorhinus e G1.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.