Caixa de areia autolimpante estão tirando a vida de gatos
Ser tutor de pet não é fácil e uma das tarefas que tira bastante tempo dos pais e mães de gatos é limpar a caixa de areia deles. Os tutores com rotinas muito corridas às vezes apostam nas caixas autolimpantes, que usam sensores e motores elétricos para detectarem a presença do gato e separam a areia dos excrementos através de um processo de peneiração. Porém, apesar de com certeza serem muito práticos, esses itens podem nem sempre ser seguros.
O influenciador Philip Bloom, que faz resenhas de produtos para gatos em seu canal do YouTube “One Man Five Cats”, fez um vídeo sobre caixas de areia potencialmente letais. Ele começou o vídeo relembrando o exemplo de uma mulher chamada Carli Jay, que alegou em um TikTok (já deletado), que seu bichinho tinha sido morto por causa de uma dessas caixas, que teria se fechado ao redor do pescoço do pet.
A caixa alvo dessas acusações é um produto da marca Amztoy. A diferença dessa caixa – e o seu perigo – é que ela peneira os dejeitos se virando na vertical, ao invés da horizontal. Bloom comprou um produto parecido e demonstrou os problemas dele com um bichinho de pelúcia. Como o YouTuber demonstrou, com a falha dos sensores, os gatos podem acabar presos na entrada da caixa. Em um dos testes, Bloom ficou com a mão presa e só conseguiu se soltar usando a outra mão para forçar a “porta” a se abrir.
O Daily Mail encontrou uma série de comentários de internautas na Amazon detonando esse modelo de caixa. “Vai literalmente guilhotinar seu gato”, afirmou um comentário. “Eu não consigo expressar isso o bastante, essa caixa literalmente matou gatos”, declarou outro.
Caixas de areia autolimpantes não são 100% autolimpantes
Essas caixas jogam os dejetos do seu pet em uma base na parte de baixo, mas você obviamente precisa esvaziar o reservatório de tempos em tempos.
Fonte: Daily Mail, PetHelpful e Patas da Casa.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.