Quem tem intolerância à lactose pode tomar leite de cabra?

Assim como o leite de vaca, o leite de cabra contém lactose. Aliás, a lactose está presente no leite de todos os mamíferos, incluindo ovelhas, búfalos e até mesmo humanos. Ou seja, os intolerantes à lactose também correm o risco de passar mal com esse tipo de leite. Se este é o seu caso, é melhor ficar com os leites de origem vegetal, como o leite de soja, para evitar problemas.

MAS, apesar de também conter lactose, o leite de cabra tem uma quantidade um pouco menor da substância em relação ao leite de vaca. O de cabra tem cerca de 4,2% de lactose, enquanto o de vaca tem quase 5%. Se a sua intolerância à lactose não for muito grave, é bem possível que você consiga beber leite de cabra sem grandes problemas.

“Quantidades moderadas de leite de cabra podem ser uma escolha adequada para pessoas com intolerância leve à lactose. Além disso, beber [o leite de cabra] junto com outros produtos sem lactose pode reduzir os sintomas”, afirma o site Healthline.

Leite de cabra é melhor para a saúde do que leite de vaca?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Segundo a Universidade do Estado de Michigan, o leite de cabra tem mais proteínas, vitaminas e minerais do que o de vaca, mas ele também tem mais gordura e calorias.

Muitas pessoas preferem o leite de cabra, afirmando que ele é mais fácil de digerir, além de ter menos chance de provocar reações alérgicas – não só à lactose, mas a outras substâncias.

Em 2023, o CORDIS publicou uma matéria contando que um projeto do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada, na Espanha, tinha concluído que o leite de cabra traz mais benefícios à saúde do que o leite de vaca, considerando as propriedades nutricionais dos dois.

Fonte: Healthline, Michican State University e CORDIS.

Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.

1 comentário
  1. […] falamos de intolerância à lactose, normalmente já pensamos nas limitações para consumir produtos derivados do leite de vaca, por […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.