Urina de coelho é perigosa? Saiba as doenças que pode transmitir
Pensando em ter um coelho de estimação em casa, mas preocupado com o risco de doenças? Assim como qualquer animal – incluindo gatos e cachorros -, os coelhos também podem transmitir doenças para seres humanos, incluindo através da urina.
Alguns exemplos mais comuns de doenças que podem ser transmitidas de coelhos para seres humanos são doenças bacterianas, confira as mais habituais:
- Melioidose;
- Campilobacteriose;
- Salmonelose;
- Pasteurelose;
- Tétano;
- Tularemia;
- Febre Q.
Outros tipos de doença que pode ser transmitida pelos dentucinhos são as doenças de origem fúngica, como micose e esporotricose.
Mas você tem que se lembrar: seu bichinho só corre o risco de te transmitir alguma doença se ele mesmo estiver doente. Ou seja, para se prevenir, a melhor estratégia é cuidar muito bem da saúde do seu pet, com consultas regulares ao veterinário, mantendo as vacinas em dia e observando ele bem de perto para ficar atento a qualquer sintoma estranho.
O que pode ser preocupante na urina do seu coelho?
Se você é tutor de primeira viagem de um coelho, talvez tenha ficado preocupado ao notar uma mudança na cor da urina do seu pet. Assim como acontece com os humanos, a alimentação do seu coelho vai influenciar bastante na cor da urina. Se ele comeu folhas de beterraba, por exemplo, a urina dele provavelmente vai sair mais escura. Ela pode ficar até avermelhada se ele estiver comendo muitos vegetais ricos em beta-carotenóides, como couve e brócolis.
Mas também é bom ficar de olho. A cor vermelha não é motivo de preocupação, mas a presença de manchas vermelhas pode ser sim, já que podem ser coágulos de sangue.
Outro motivo de alerta é a urina espessa, o que indica excesso de cálcio na alimentação do seu pet, o que pode causar urinários sérios.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.