Ao encontrar um pássaro ferido, é insistivo tentar cuidar dele. Antes de pensar em alimentá-lo, é importante priorizar que ele esteja seguro e em repouso, isso porque, dar comida não é o primeiro passa, principalmente em orientação profissional. No entanto, se você precisar alimentá-lo temporariamente antes de conseguir ajuda de um especialista, aqui estão algumas sugestões gerais.
Tente saber qual é a espécie e sua dieta
É preciso saber a espécie da ave para saber o que ela como, já que eles podem ser pássaros que comem insetos, sementes ou frutas. Se o passarinho é insetívoro, que come insetos, ofereça larvas de tenébrios (disponíveis em lojas de pet shop), ou pedaços pequenos de carne cozida, sem tempero, apenas como uma solução temporária.
Mas, se o passarinho for Granívoros, que comem sementes, eles podem receber uma mistura de sementes pequenas (como alpiste) e, se necessário, pequenas quantidades de frutas macias, como maçã ou pera, cortadas em pedaços pequenos. Já os Frugívoros, é indicado dar frutas macias e maduras, como banana ou mamão, que podem ser oferecidas em pequenas quantidades.
Como oferecer comida?
É preciso fazer isso com muito cuidado, sendo recomendado usar uma colher pequena, um conta-gotas ou uma seringa sem agulha para oferecer a papinha, colocando suavemente a comida no bico do passarinho. Evite forçar a comida, para não sufocá-lo. Ofereça pequenas quantidades para não sobrecarregar o passarinho.
Hidratação
Se souber identificar que o pássaro está desidratado, ofereça pequenas gotas de água com um conta-gotas ou seringa sem agulha. No entanto, seja extremamente cuidadoso para evitar que a água entre nas vias respiratórias.